Pular para o conteúdo

WhatsApp não grava áudio: Solução.

WhatsApp não grava áudio: Solução.

Um problema que tem assustado as pessoas recentemente é o fato do WhatsApp não grava áudio em determinadas mensagens. Entretanto há casos também em que a gravação simplesmente sai muito baixa.

Se você quer saber o que fazer quando o áudio do WhatsApp está com problema e não grava ou se grava mas o áudio do WhatsApp fica muito baixo, então leia até o fim que podemos te ajudar nessa batalha.

Identifique quando o WhatsApp não grava áudio

O problema do WhatsApp não gravar áudio funciona da seguinte forma: a pessoa aperta o botão de gravar um uma mensagem de voz no aplicativo WhatsApp e o app simplesmente não grava nada de som. Embora a pessoa do outro lado receba a mensagem de voz, quando ela apertar em ouvir e não vai sair nenhum som.

Entretanto, o problema de WhatsApp não gravar áudio pode estar relacionado a um defeito no próprio celular. Para descartar essa possibilidade veja o passo seguinte e elimine essa possibilidade. Eliminando essa possibilidade é provável que o problema de áudio esteja simplesmente no aplicativo WhatsApp, aí é só ir para o passo seguinte.

Descarte ser problema no próprio celular

Para descartar ser problema no próprio celular e entender o porquê o WhatsApp não grava áudio, você deve realizar uma chamada telefônica para algum contato e observar se ele vai te ouvir. Se ele não te ouvir é provável que o problema esteja no seu próprio aparelho e não no aplicativo WhatsApp.

Outra forma se não quiser fazer uma ligação, é utilizar o gravador de voz que tem nos aplicativos que já vem instalado do próprio aparelho celular para testar.

Portanto, se a pessoa não te ouvir é recomendável levar o aparelho em uma assistência. Mas antes de levar tente resolver com a solução para som baixo que mostraremos a seguir.

Revisando: Se os testes acima a outra pessoa ouvir o que você está falando ou se conseguir ouvir a voz gravada no gravador, então o problema está simplesmente no WhatsApp ou configuração específica. Para resolver tente inicialmente autorizar a permissão do aplicativo WhatsApp ao microfone.

Autorize a permissão do aplicativo WhatsApp ao microfone

Eventualmente a permissão de do WhatsApp ter acesso ao microfone do dispositivo pode ter sido desativado. Se isso ocorrer, as mensagens de voz não serão gravadas. Para solucionar o problema e permitir o acesso faça o seguinte ou veja o vídeo da solução do WhatsApp que não envia áudio:

Resumo dos passos a seguir: Para dispositivos Android: Acesse Configurações -> Aplicativos -> Gerenciador de aplicativos -> WhatsApp -> ative a permissão para o microfone.

  1. Abra as configurações do seu aparelho celular;
  2. Em seguida, procure por “Aplicativos” ou “Apps”;
  3. Entre nesta opção e vá em permissões;
  4. Escolha microfone;
  5. Configure para sempre permitido o acesso ao microfone;
WhatsApp não grava áudio: o que fazer? Autorize as permissões.
  1. Pronto. Teste

Configure o bluetooth corretamente

Essa solução confesso que foi uma grande descoberta. Recentemente, tive que lidar com o WhatsApp não gravando áudio e após uma extensa pesquisa observei que o problema começou a ocorrer após a compra de um fone bluetooth.

Pois bem isso ocorre porque quando se conecta um fone de bluetooth o celular entende que é para usar o microfone e o alto falante do fone. Aí que surge o problema, quando ia mandar uma mensagem de voz para algum contato simplesmente não saia nada na mensagem. O WhatsApp não grava áudio porque o fone está ativado, entretanto o fone não está perto suficiente para detectar o som.

Para solucionar esse incômodo você deve ir nas configurações do bluetooth. Em seguida, tocar no símbolo de engrenagem do fone que foi conectado recente. Após isso, se houver a opção “tipo de aparelho de áudio” deixe configurado somente para “alto-falante”. A seguir eu mostro como fiz e resolvi o problema do WhatsApp não grava áudio.

1º Passo

Primeiro encontre as configurações do bluetooth, a configuração pode ser acessada através do menu principal ou passando o dedo de cima para baixo na tela inicial e manter pressionado no símbolo do bluetooth.

WhatsApp não grava áudio: Solução.

2º Passo

Em seguida, toque na engrenagem do fone de ouvido. No meu caso meu fone chama-se “TWS-6”

3º Passo

Após isso, se houver a opção “tipo de aparelho de áudio” selecione.

WhatsApp não grava áudio: Solução.

4º Passo

Mude a configuração para “alto-falante”.

WhatsApp não grava áudio: Solução.

Pronto, a configuração está feita. Essa foi a única solução que resolveu meu problema de áudio.

iPhone não grava áudio no WhatsApp

Quando o iPhone não grava áudio no WhatsApp, você pode implementar as seguintes medidas para corrigir esse problema:

  1. Verificar as permissões do aplicativo e ativar o acesso ao microfone.
    • Para dispositivos iOS: Acesse Configurações -> role para baixo até encontrar o WhatsApp -> toque em WhatsApp -> ative a permissão para o microfone.

WhatsApp não grava áudio: causa pode ser outros aplicativos

Identifique se há outras aplicações que estão utilizando o microfone. Alguns aplicativos, como a Siri no iPhone, a Assistente do Google no Android, o Skype Messenger, entre outros, podem manter o microfone ocupado. O Instagram também é conhecido por causar problemas de gravação de voz em aplicativos como o WhatsApp. Certifique-se de fechar esses aplicativos em seu dispositivo. Se o problema persistir, desinstale todos os aplicativos de mensagens e o Instagram. Reinstale-os individualmente e verifique qual aplicativo está causando o problema de gravação.

Limpar cache e atualizar o app pode solucionar o WhatsApp não grava áudio

Para solucionar o WhatsApp não grava áudio, uma solução eficaz é limpar o cache do WhatsApp e verificar se atualizações. Saiba como fazer isso neste vídeo do WhatsApp sem som

Áudio do WhatsApp baixo

Quando o áudio do WhatsApp está baixo, mesmo a pessoa falando alto, quem recebe a mensagem de voz não consegue compreender corretamente.

Solução para áudio do WhatsApp baixo

Quando o áudio do WhatsApp está baixo, é provável que haja algum tipo de obstrução no microfone. No caso de mulheres, é comum a maquiagem encostar no celular e ir formando uma espécie de obstrução no orifício de entrada do microfone. Para resolver o áudio do WhatsApp baixo, a melhor forma é com cuidado e com auxilio de uma agulha ou palito de dente tentar limpar esse buraquinho do microfone que geralmente fica na parte inferior do dispositivo. O problema do WhatsApp não grava áudio já foi mencionado em outro artigo sobre som baixo no qual mostrei mais algumas causas comuns que podem ocorrer esse incômodo.

WhatsApp não grava áudio: o que fazer?

Portanto, a melhor forma de resolver o problema do WhatsApp não grava áudio é tentar verificar se não há sujeira ou obstruções na grade do microfone do seu dispositivo, realizar a autorização de acesso do WhatsApp ao microfone através das configurações do aparelho celular e configurar o fone bluetooth corretamente.

1 comentário em “WhatsApp não grava áudio: Solução.”

  1. Meu WhatsApp não grava áudio de jeito nenhum, porém depois de pegar essa dica de configurar o Bluetooth finalmente consegui resolver. Tópico muito objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *